Christiania: comunidade alternativa em Copenhague

Christiania_Copenhague_Dinamarca

Christiania (ou Cidade Livre de Christiania ou ainda Freetown Christiania) é uma comunidade independente localizada em Copenhague, capital da Dinamarca. A comunidade possui suas próprias leis, que proíbem roubo, violência, armas, drogas pesadas, coletes à prova de balas e inclusive carros.

 

Christiania surgiu em 1971 como um “experimento social”

A área de Copenhague onde Christiania está localizada era antigamente uma área militar. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a área militar passou a ser muito menos usada para depósito de munição e foi posteriormente abandonada. Essa área abandonada passou então a servir de abrigo para moradores de rua, que começaram a habitar os prédios abandonados da região. Em 1971, Christiania surgiu como uma comunidade independente da cidade de Copenhague e do governo dinamarquês. A ideia era fazer da comunidade um experimento social e construir uma sociedade “do nada”, governada apenas pelos próprios habitantes e economicamente autossustentável.

 

Christiania_Copenhague_Dinamarca

 

Pusher Street e o comércio de maconha e haxixe

Pusher Street é a rua mais famosa de Christiania, conhecida pelas barracas que vendem maconha e haxixe. Existem regras importantes nessa rua: não tirar fotos e não correr. A venda, a compra e o consumo dessas drogas são ilegais na Dinamarca. Os vendedores usam máscaras, capuzes e/ou óculos escuros para não serem identificados. É proibido correr porque as pessoas podem pensar que isso está relacionado à presença da polícia e causar pânico e tumulto.

Eu visitei o local à tarde e estava com o meu marido, mas ainda assim é muito estranho passar pela Pusher Street, dá uma sensação ruim e de insegurança. Nas outras partes da comunidade eu não me senti tão insegura.

Em setembro de 2016, após uma troca de tiros envolvendo a polícia, moradores de Christiania destruíram todas as barracas utilizadas para a venda de maconha e haxixe na Pusher Street. Eu gostaria muito de voltar lá agora para ver como está.

 

Restaurante orgânico vegetariano em Christiania

Copenhague é uma cidade muito cara e não foi fácil encontrar restaurantes baratos nos dias em que estivemos lá. Quando estávamos em Christiania, olhamos os comentários no TripAdvisor e decidimos jantar no Morgenstedet, um restaurante orgânico vegetariano (acho que é até vegano) que fica na comunidade. Os pratos sempre variam conforme o dia. A sopa de brócolis e o burrito estavam muito bons e o preço é relativamente barato por ser Copenhague.

 

Christiania_Copenhague

Christiania_Copenhague

 

Vale a pena visitar Christiania?

Apesar de Christiania ser uma atração turística de Copenhague, eu não tinha ouvido falar da comunidade antes de chegar na Dinamarca. Ouvi falar do local pela primeira vez num tour guiado pela cidade e, quando voltei para o hotel, pesquisei um pouco antes de decidir se queria ou não visitar o local.

Na minha opinião, a ideia de uma comunidade alternativa ou hippie, livre e independente da cidade e do país em que está localizada, é muito interessante. Apesar de ser proibido tirar fotos apenas na Pusher Street, eu não me senti confortável tirando fotos em outras partes do lugar, por isso as fotos desse post são apenas da entrada/saída de Christiania e do restaurante em que fomos na comunidade.

 

Christiania_Copenhague

Christiania_Copenhague

 

Eu gostei de visitar Christiania pela ideia de comunidade independente e alternativa, pelas casas do local e porque a natureza da região também é muito bonita. Não gostei de ver a venda e o consumo de drogas, a sujeira e o descuido de algumas partes da comunidade. Considerando os pontos positivos e negativos, se você tem curiosidade vale a pena visitar o lugar durante o dia (eu não iria à noite). Sem esquecer de respeitar as regras do local e a privacidade dos moradores e dos outros visitantes.

 

Onde fica Christiania?

A estação de metrô mais próxima é a Christianshavn. Veja no mapa.

3 Comment

  1. Mara Regina dos Santos says: Reply

    Olá Aline!
    Achei muito interessante essa “comunidade” e nunca tinha ouvido falar.
    Beijo.

  2. […] minha última dica é de um restaurante orgânico vegetariano que eu já mencionei no post sobre Christiania. Eu não sou vegetariana, mas desde que me mudei do Brasil tenho comido muito menos carne e gosto […]

  3. […] Christiania é uma comunidade independente de Copenhague, com suas próprias leis, que são diferentes das leis de qualquer outro lugar da Dinamarca (proibindo carros, por exemplo). É um lugar interessante de visitar por ser completamente diferente do resto da cidade. Eu escrevi um post falando um pouco mais sobre Christiania. […]

Leave a Reply