Onde comer em Pisa?

Onde comer em Pisa, Itália

Eu já contei como foi minha experiência de morar na Itália por um mês a trabalho e mostrei um pouco dos pontos turísticos de Pisa, que podem ser tranquilamente visitados em um dia ou menos. Nesse mês em Pisa, na maioria das vezes eu almoçava no trabalho e jantava em casa, mas ainda assim nos finais de semana fui a alguns restaurantes, porque não tem como estar na Itália e não aproveitar a incrível culinária italiana. Então vim aqui trazer algumas dicas de onde comer em Pisa, lugares em que eu iria novamente e um que prefiro evitar caso volte à cidade.

 

  • Panineria L’Ostellino

Este restaurante se localiza relativamente perto da Torre de Pisa (aproximadamente 5 minutos a pé). Eles servem principalmente panini (sanduíches) e tábuas de frios. O restaurante é pequeno, com poucos lugares para sentar, mas dá para comprar o sanduíche e sentar numa pracinha que tem na frente do restaurante. Aliás, não sei se o nome correto é restaurante por ser tão pequeno e não ter mesas tradicionais. É mais uma lanchonete (eles se denominam panineria). Há também várias opções de vinho (taça ou garrafa). Os sanduíches são grandes e uma delícia e o vinho que eu tomei também era bem gostoso.

 

Onde comer em Pisa, Itália

Onde comer em Pisa, Itália

Onde comer em Pisa, Itália

 

Endereço: ‪Piazza Felice Cavallotti 1, 56126, Pisa (Google Maps)

Horário de funcionamento: Segunda-feira a domingo, 11:30 – 22:00

Website: TripAdvisor / Facebook

 

  • Gusto Giusto

Esse é outro restaurante/lanchonete parecido com o L’Ostellino, mas fica em outra parte da cidade, mais perto da estação central de trem (Pisa Centrale). Também serve principalmente sanduíches e o lugar é bem pequeno. Eles têm uma lista de sabores exposta, mas também é possível fazer a própria combinação como você quiser (foi o que eu fiz). Os sanduíches também são grandes e incríveis. Dependendo do recheio, nem parecem sanduíches, parecem mais uma refeição completa. Há várias opções vegetarianas de recheio (a maioria não aparece na lista, mas é só perguntar que eles explicam e recomendam). As sobremesas também são maravilhosas (recomendo o tiramisù). Um dos italianos com quem eu trabalhava mencionou que essa lanchonete é muito boa, ou seja, é recomendada inclusive por locais.

 

Onde comer em Pisa, Itália

 

Endereço: ‪Via S. Giuseppe Cottolengo, 25 (Traversa Corso Italia), 56125, Pisa (Google Maps)

Horário de funcionamento: Terça-feira a domingo, 11:30 – 23:30

Website: TripAdvisor / Facebook

 

  • Caffè Letterario Volta Pagina

Fui nesse café com colegas de trabalho e elas escolheram esse lugar por suas opções de comida sem glúten (inclusive cerveja sem glúten). Eu comi apenas uma torta de chocolate com menta, mas os pratos que os outros pediram tinham uma aparência boa. Lá também tomei o Aperol spritz mais barato em Pisa (€3,50). O ambiente é bem agradável. Além das opções sem glúten, há também sobremesas sem lactose. Às vezes, há eventos culturais nesse café, divulgados no website deles.

Endereço: Via San Martino, 71/73, 56125 Pisa (Google Maps)

Horário de funcionamento: Terça-feira a domingo, 16:00 – 00:00

Website: http://caffeletterariovoltapagina.it / TripAdvisor / Facebook

 

  • Caffè Dei Cavalieri

Como dá para imaginar pelo nome, esse café fica perto da Piazza Dei Cavalieri. Esse é outro lugar que eu recomendo para beber Aperol spritz em Pisa. Se for hora de aperitivo (umas 17:00 ou 18:00), ao comprar um drink eles também servem alguns petiscos, como amendoins, azeitonas ou pães/torradas. Tradicionalmente esses petiscos estão incluídos no preço dos drinks. Nesse caso, quando eu fui custou €4,50 por Aperol spritz e petiscos. É uma tradição italiana que eu adoro e Aperol spritz é o meu drink preferido. As mesinhas que ficam na rua são ótimas para sentar no final da tarde.

 

Onde comer em Pisa, Itália

Onde comer em Pisa, Itália

Onde comer em Pisa, Itália

 

Endereço: Via Corsica, 8, 56126, Pisa (Google Maps)

Horário de funcionamento: Segunda-feira a domingo, 7:30 – 21:00

Website: TripAdvisor / Facebook

 

  • Gusto al 129

Na Itália, eu não poderia deixar de comer pizza. Uma pizzaria que eu gostei bastante foi a Gusto al 129. A pizzaria é bem pequena e como eu fui numa sexta-feira à noite, achei melhor reservar. Não queria me frustrar mais uma vez como no dia em que tentei ir na Spaghetteria Alle Bandierine e não pude porque todas as mesas estavam ocupadas. Foi uma boa ideia reservar. Quando chegamos, a única mesa vazia foi a que estava reservada para nós. Adorei a pizza, uma delícia! Eles também têm pizza doce, algo que não é tão comum na Itália. Quando eu fui, eles não serviam vinho, mas tinham alguns tipos diferentes de cerveja.

Endereço: Via Santa Bibbiana, 10, 56127 Pisa (Google Maps)

Horário de funcionamento: Terça-feira a domingo, 18:30 – 23:00

Website: http://www.gustoal129.it / TripAdvisor / Facebook

 

  • Pizzeria Da Filippo

Outra pizzaria em Pisa em que eu fui foi a Pizzeria Da Filippo, praticamente na frente da estação central de trem. Gostei muito da pizza, o único problema é que demorou quase uma hora e meia para ficar pronta. O restaurante estava muito cheio, com um grupo grande em alguma comemoração, então talvez por isso nossa comida tenha demorado tanto para ficar pronta. Não sei dizer se a demora é sempre assim.

Endereço: Via Filippo Corridoni, 138, 56125 Pisa (Google Maps)

Horário de funcionamento: Não encontrei a informação.

Website: TripAdvisor / Facebook

 

  • Jhonny Paranza – StreetFood Restaurant

Esse restaurante fica na Piazza Chiara Gambacorti, uma praça tranquila e agradável perto da Corso Italia. Ele serve principalmente comidas fritas: peixes e frutos do mar, polenta (muito boa), batata, frango… Além disso, eles também servem saladas e geralmente dois pratos do dia. Quando eu fui, os pratos do dia eram risoto de frutos do mar e bacalhau frito com um tipo de molho cremoso de grão de bico. Gostei muito do que experimentei, mas como é principalmente fritura pode ser um pouco pesado. O preço também é bom, compatível com o tamanho das porções. As mesinhas colocadas na praça são uma ótima opção para os dias mais quentes.

Endereço: Piazza Chiara Gambacorti, 13, 56125 Pisa (Google Maps)

Horário de funcionamento: Terça-feira a sexta-feira, 12:00 – 14:00 e 19:00 – 23:00; sábado e domingo, 19:00 – 23:00

Website: TripAdvisor / Facebook

 

  • Pane e Vino

O que eu tenho para falar sobre esse restaurante não é tanto uma recomendação, é mais um alerta. O Pane e Vino fica na mesma praça do restaurante anterior, mas o preço é bem diferente. O restaurante não possui um menu fixo. O menu do dia está escrito num quadro (em italiano), mas o garçom pode ajudar a traduzir para o inglês ou a explicar os pratos. O sabor da comida era muito bom, mas pelo preço veio pouquíssima comida, a ponto de eu ficar com fome, mas com medo de pedir outro prato ou sobremesa e pagar um preço exagerado, já que não tinha menu normal.

O outro problema foi com o vinho. Pedimos vinho branco e acredito que tenham trazido o vinho mais caro do restaurante, porque o preço foi bem mais alto do que pagamos nos outros lugares (umas 3 vezes mais caro e metade da quantidade, muito absurdo). Mais um problema da ausência de menu, talvez combinada com o garçom que quis que deixássemos o máximo de dinheiro possível. Isso me incomodou um pouco. Então a dica é basicamente tenha certeza de quanto custa cada prato/bebida e não confie cegamente no garçom para ele escolher o tipo de vinho que ele quiser. E não espere pratos grandes, pelo menos não os de massas.

Endereço: Piazza Chiara Gambacorti, 7, 56125 Pisa (Google Maps)

Horário de funcionamento: Terça-feira a sábado, 12:15 – 15:00 e 18:00 – 23:45; domingo, 12:15 – 15:00

Website: TripAdvisor / Facebook

 

  • ORO Gelato – L’Alchimia Del Gusto Gelato

Agora aos sorvetes, uma das maiores tentações. Essa sorveteria fica na mesma praça do Jhonny Paranza e do Pane e Vino. No começo do meu mês em Pisa, eu estava me controlando para não exagerar no sorvete porque estava com medo de engordar muito. Mas depois de um tempo eu percebi que meus 45 minutos de caminhada (ida e volta do trabalho a pé), mais yoga e outros exercícios diários contribuíram para que o meu peso permanecesse o mesmo. Por isso, na minha última semana lá, depois do trabalho passei todos os dias nessa sorveteria que ficava no caminho de casa. Experimentei vários sabores e os meus favoritos foram o de macadâmia e o de amêndoas. Eles têm alguns sabores meio inusitados e várias opções veganas e biológicas. Recomendo muito!

Onde comer em Pisa, Itália

 

Endereço: Via S. Bernardo, 35, Piazza Chiara Gambacorti, 56125 Pisa (Google Maps)

Horário de funcionamento: Segunda-feira a quarta-feira, 12:00 – 23:00; quinta-feira a domingo, 12:00 – 00:00

Website: http://www.orogelato.com / TripAdvisor / Facebook

 

  • La Bottega Del Gelato

Essa foi a primeira sorveteria em que eu fui em Pisa e o sorvete era tão bom que eu não queria mais experimentar nenhum outro. Mas eu precisava continuar na minha missão de experimentar outras gelaterias. Experimentei sorvete de pistache nas 3 sorveterias que eu mencionei aqui e achei o sorvete de pistache dessa sorveteria o melhor.

Endereço: Piazza Garibaldi, 11, 56126 Pisa (Google Maps)

Horário de funcionamento: Segunda-feira a domingo, 11:00 – 1:00

Website: TripAdvisor / Facebook

 

  • Il Gelato Di Toto

Outra sorveteria em Pisa testada e aprovada. O sorvete de lá também é muito bom, com destaque para um sabor com amêndoas e nozes. Fica pertinho da La Bottega Del Gelato. Não experimentei nenhum sorvete bem perto da Torre de Pisa, a área mais turística da cidade, mas vale a pena caminhar um pouquinho para provar um sorvete numa dessas 3 sorveterias (ou quem sabe um em cada).

Endereço: Borgo Stretto, 15, 56127 Pisa (Google Maps)

Horário de funcionamento: Segunda-feira a domingo, 11:00 – 2:00

Website: TripAdvisor / Facebook

 

  • PAM

Para terminar uma dica de um supermercado, caso você queira economizar em alguns dias. Fiz a maioria das minhas compras de comida no PAM e não tenho do que reclamar. Destaque para o molho pesto deles e uns biscoitinhos salgados deliciosos (mini crackers).

Endereço: Via Giovanni Pascoli, 8, 56125 Pisa (Google Maps)

Horário de funcionamento: Segunda-feira a sábado, 7:30 – 20:30; domingo, 8:00 – 20:00

Website: https://www.pampanorama.it

4 Comment

  1. Mara Regina dos Santos says: Reply

    Olá!
    Os italianos e os turistas que visitam Pisa estão muito bem servidos em matéria de restaurantes, cafés e gelaterias e a culinária italiana me pareceu muito apetitosa.
    Gostei muito do post.
    Beijo

    1. Aline says: Reply

      É difícil errar com comida italiana. É uma das minhas culinárias preferidas.

  2. Isabel Camarinhas says: Reply

    Do que mais gostámos em Itália, em matéria de comida, foi dos gelados!
    Maravilhosos! Cada taça que servia de almoço…
    Excelentes fotos e sugestões. Parabéns !
    Beijo.
    isa.

    1. Aline says: Reply

      Os gelatos são incríveis. É difícil escolher o preferido.

Leave a Reply