Onde ver Berlim de cima: Funkturm

Funkturm_Berlim

Sempre que estou numa cidade nova, procuro algum lugar alto para ver o lugar de cima, ter uma vista geral. Não poderia ser diferente na cidade em que eu moro, Berlim. Considerando o quanto eu gosto de ver cidades de cima, demorei muito para procurar um lugar para ver Berlim de cima. O lugar mais conhecido para ver Berlim de cima é a Fernsehturm (ou Torre de TV), localizada em Mitte, no centro de Berlim. Ainda não fui na Fernsehturm e pretendo ir um dia, mas hoje eu vim falar de outro lugar para ver Berlim de cima, a Funkturm (Torre de Rádio de Berlim), localizada no bairro de Charlottenburg, na parte oeste de Berlim.

 

Funkturm_Berlim

Funkturm_Berlim

 

A Funkturm tem, no total, 147 metros de altura e a plataforma de observação fica a 126 metros. A subida para a plataforma de observação é feita de elevador, então não precisa se preocupar caso você não goste de se cansar enquanto faz turismo ou caso tenha algum problema de saúde que impeça ou dificulte a locomoção. A Funkturm foi construída entre 1924 e 1926 e inaugurada em 1926. Atualmente ela não faz mais nenhuma transmissão e se transformou em um ponto turístico de Berlim.

Desde a primeira vez que eu vi a Funkturm, apelidei a torre de Mini-Eiffel Tower por ter uma estrutura de metal semelhante à famosa torre de Paris. À noite a Funkturm fica iluminada e de tempos em tempos a cor das luzes muda. Já vi a torre branca/amarela, verde, vermelha, laranja, rosa, roxa e azul. Tenho uma vista privilegiada da torre e olho para ela todos as noites em que estou em Berlim para ver de que cor ela está.

Funkturm_Berlim

 

A vista lá de cima é incrível. Foi de lá que eu vi pela primeira vez o Estádio Olímpico de Berlim, imponente e até mesmo um pouco assustador. De lá também dá para ver a Fernsehturm (acho que ela é visível praticamente de qualquer parte de Berlim), o Tiergarten com a Siegessäule (ou Coluna da Vitória) no meio do parque, o Sony Center na Potsdamer Platz, os prédios da Kurfürstendamm… Por causa da localização da Funkturm, é possível ver principalmente a parte oeste da cidade até a região de Mitte. Eu adorei a vista da Funkturm e sempre que receber visitas e o tempo estiver bom vou levá-las para ver Berlim de lá.

 

Funkturm_Berlim

Funkturm_Berlim

Funkturm_Berlim

Funkturm_Berlim

Funkturm_Berlim

Funkturm_Berlim

 

A Funkturm também possui um restaurante localizado a 55 metros de altura e com espaço para 116 pessoas. Passei pelo restaurante enquanto subia de elevador e fiquei com muita vontade de jantar um dia lá. A vista é muito bonita.

Uma das vantagens da Funkturm comparada com a Fernsehturm é o preço da entrada. Enquanto o preço mínimo para subir na Fernsehturm é atualmente €13,00 para adultos (para subir de manhã cedo ou tarde da noite), o ingresso para subir na Funkturm custa atualmente €5,00 por pessoa (para adultos).

 

Funkturm_Berlim

Funkturm_Berlim

Funkturm_Berlim

Funkturm_Berlim

Funkturm_Berlim

Funkturm_Berlim

 

No site da Funkturm há a informação de que a plataforma de observação pode fechar dependendo das condições climáticas e eles recomendam telefonar (veja o telefone no site da torre) caso você queira confirmar que a plataforma de observação está aberta em determinado dia.

 

Funkturm_Berlim

 

Endereço: Hammarskjöldplatz, 14055 Berlim (Google Maps)

Como chegar: S-Bahn Estação Messe Nord/ICC; U-Bahn Estações Kaiserdamm ou Theodor-Heuss-Platz; ônibus linhas X34, X49, M49, 104, 139, 218 ou 349.

Horário de funcionamento: Segunda-feira das 10:00 – 20:00 e de terça-feira a domingo das 10:00 – 23:00.

Website: http://www.funkturm-messeberlin.de/

4 Comment

  1. Mara Regina dos Santos says: Reply

    Olá Aline!
    Gostei muito da paisagem que pode ser vista de cima dessa Torre.
    A Torre iluminada a noite também é muito bonita.
    Está aí uma ótima sugestão para visitar da próxima vez que eu for a Berlim.
    Beijo,
    Mara

    1. Aline says: Reply

      A vista é muito linda! Não podemos deixar de ir lá na próxima vez.
      Beijo

  2. Isabel Camarinhas says: Reply

    Realmente as cidades vistas de cima, sobretudo à noite com luzes, até das próprias casas, têm magia.
    Parabéns pelas belíssimas fotos.
    Beijo.
    isa

    1. Aline says: Reply

      Ainda preciso subir na Funkturm à noite. Deve ser lindo também.
      Beijo

Leave a Reply