Turismo alternativo em Berlim: Teufelsberg

Teufelsberg_Berlim

Todos os turistas que vêm para Berlim conhecem o Portão de Brandemburgo, a Torre de TV de Berlim (Fernsehturm) e o Muro de Berlim. Para quem já conhece todos esses pontos turísticos de Berlim e quer fazer um turismo mais alternativo na cidade, uma dica é visitar o Teufelsberg.

 

Um lugar cheio de história

Teufelsberg (Montanha do Diabo em alemão) é o ponto mais alto de Berlim e é um morro construído com destroços de Berlim da Segunda Guerra Mundial durante cerca de 20 anos. Outro fato interessante é que o Teufelsberg foi construído em cima de um centro/escola de treinamento nazista que os aliados não conseguiram destruir depois da guerra, então decidiram cobrir essa construção com os destroços e construíram esse morro.

Mais tarde, durante a Guerra Fria, o Teufelsberg se localizava no setor britânico de Berlim e foi utilizado para uma estação de escuta e espionagem americana. As construções utilizadas para isso ainda estão lá e dão um ar bem diferente e misterioso para o lugar.

 

Teufelsberg_Berlim

 

Atualmente é possível visitar o Teufelsberg e essas construções usadas durante a Guerra Fria, mas nem sempre foi assim. Por muitos anos o local ficou abandonado, foi vandalizado e podia ser até perigoso visitar o lugar. Também já planejaram construir um condomínio com apartamentos de luxo, um hotel e um centro de conferências, mas nada disso foi concretizado. Por enquanto essa relíquia histórica da Guerra Fria está segura e aberta ao público para visitação.

 

A visita ao Teufelsberg

Depois de caminhar um pouco subindo o morro, você chega no local com as torres. É importante encontrar a entrada certa do Teufelsberg e não pular ou passar pela cerca que fica ao redor. Está bem claro escrito que é proibido, então não tem a desculpa de que você se enganou e tentou pular por acidente ou falta de informação. Na entrada, além de pagar pelo ingresso você precisa colocar seu nome e assinatura. Pelo que eu entendi é como um termo de isenção de responsabilidade deles.

 

Teufelsberg_Berlim

Teufelsberg_Berlim

Teufelsberg_Berlim

 

Eu não participei de nenhuma visita guiada porque decidimos meio que de última hora entrar no Teufelsberg, mas existem tours em inglês e em alemão (mais informações na página do Facebook deles). Se você for sem o guia, ainda assim pode andar pelo local, entrar nas construções e ver praticamente tudo. No interior dos prédios tem bastante grafite e arte de rua, alguns estranhos e outros muito bonitos. Mas arte é algo bem particular e cada um gosta de um estilo, então só vendo mesmo para decidir do que você gosta.

Algumas partes dos prédios são escuras e precisamos usar luz do celular para subir até o topo da construção mais alta. Vale a pena subir pelo menos para ouvir a acústica no domo branco mais alto de todos. Quando eu cheguei lá em cima, alguém tinha colocado Yann Tiersen para tocar no celular e o som era incrível. Também espirrei uma vez enquanto estava no domo e todos ouviram num volume muito mais alto do que o normal e alguém até desejou “saúde” (nessa hora deu vergonha por chamar tanto a atenção de todos).

 

Teufelsberg_Berlim

Teufelsberg_Berlim

Teufelsberg_Berlim

Teufelsberg_Berlim

Teufelsberg_Berlim

 

Outra parte do Teufelsberg que vale a pena é o terraço onde ficam os domos mais baixos e que estão parcialmente destruídos. Berlim vista de lá é muito bonita. Dá para ver bem a Funkturm, que não fica muito longe, e inclusive a Torre de TV (Fernsehturm) mais no fundo. Se você não quer entrar no Teufelsberg, vale a pena pelo menos caminhar nos morros ao redor se o tempo estiver bom. É mais um local que me surpreende pelo quanto Berlim consegue ser verde e calma, mesmo sendo uma cidade grande.

 

Teufelsberg_Berlim

Teufelsberg_Berlim

 

Como chegar

De transporte público, pegue o S-Bahn S9 ou S75 até Heerstraße. Outra opção é o S-Bahn S1 até Grunewald. De uma dessas estações, você precisa caminhar e subir o morro até a entrada. Veja o mapa.

Eu visitei o lugar no verão de 2017. Se você considera visitar o Teufelsberg na sua próxima viagem a Berlim, eu sugiro que você olhe no site e na página do Facebook deles (na página do Facebook eles têm informações em inglês também) para ter certeza que o local está aberto para visitação.

 

Endereço: Teufelsberg 14055 Berlim (Google Maps). Aqui você encontra a localização da entrada correta.

Horário de funcionamento: 10:00 – 20:00 (se for no outono ou inverno, confira no site para ter certeza)

Website: https://teufelsberg-berlin.de e página do Facebook

1 Comment

  1. Mara Regina says: Reply

    Olá!
    Meu pareceu mesmo ser um lugar interessante e cheio de história.
    Você descreveu muito bem o local.
    Bjs.

Leave a Reply