Parque Tiergarten e a Coluna da Vitória em Berlim

Parque_Tiergarten_Berlim

Uma das coisas que eu mais gosto em Berlim é a quantidade de parques e áreas verdes que a cidade tem, o que não é tão comum em capitais e outras cidades grandes. Um dos parques mais famosos de Berlim é o Tiergarten, que possui 210 hectares e é um dos maiores parques urbanos da Alemanha. O Parque Tiergarten e a Coluna da Vitória são dois pontos turísticos famosos de Berlim que eu recomendo visitar no mesmo dia, pois a Coluna da Vitória está localizada no meio do Tiergarten.

O Tiergarten não é popular apenas com turistas, mas também com os próprios habitantes de Berlim. Sua localização central, perto do Portão de Brandemburgo e do Reichstag (Prédio do Parlamento Alemão), contribui para sua popularidade. Nos dias de sol em Berlim eu não perco a oportunidade de sair de casa nem que seja apenas para dar uma volta num parque e o Tiergarten é uma ótima opção. O parque tem lugar para fazer piqueniques, correr, andar de bicicleta e jogar bola. No verão, muitas pessoas aqui gostam de pegar sol no parque totalmente nuas. Gente mais nova, gente mais velha, homens, mulheres, crianças… gente de tudo que é tipo. O que pode parecer estranho para nós é tratado com muita tranquilidade por muitos alemães. Eu ainda acho meio estranho e acho que vou sempre achar, mas respeito é o mais importante de tudo. Nos invernos muito frios, às vezes é até possível patinar no gelo em alguns laguinhos do parque. Tomara que nesse inverno dê para patinar!

 

Parque_Tiergarten_Berlim

Parque_Tiergarten_Berlim

Parque_Tiergarten_Berlim

Parque_Tiergarten_Berlim

 

Aproveite para visitar a Coluna da Vitória

Caso você decida ir no Tiergarten, dá para aproveitar e ir conhecer a Coluna da Vitória (Siegessäule em alemão), que fica no centro do parque Tiergarten. A Coluna da Vitória foi construída entre 1864 e 1873, mas não esteve sempre nesse local. Ela foi originalmente construída para comemorar a vitória do Reino da Prússia na guerra contra a Dinamarca em 1864 (conhecida como a Guerra dos Ducados do Elba). Antes a Coluna da Vitória estava localizada na Königsplatz (atualmente a Praça da República) e foi movida para o local em que está agora (no meio do Tiergarten) entre 1938 e 1939 como parte da preparação de Berlim como capital do Reich na Alemanha nazista.

Assim como a Funkturm, a Coluna da Vitória é outra alternativa para ver Berlim de cima sem pagar tanto quanto para subir na famosa Fernsehturm (ou Torre de TV). A vista de lá é muito bonita, com destaque para a Fernsehturm e para o Portão de Brandemburgo. Vale a pena a subida! Lá dentro também tem um tipo de museu com miniaturas de várias construções famosas do mundo inteiro.

Parque_Tiergarten_Berlim

Parque_Tiergarten_Berlim

Parque_Tiergarten_Berlim

Parque_Tiergarten_Berlim

Parque_Tiergarten_Berlim

Parque_Tiergarten_Berlim

Parque_Tiergarten_Berlim

 

Uma dica de restaurante no Tiergarten é o Schleusenkrug. O restaurante tem um Biergarten, com mesas ao ar livre que são ótimas para os dias agradáveis e ensolarados. Lá eles também servem Flammkuchen, uma espécie de “pizza” que eu já ensinei a fazer por aqui.

 

Endereço: Grosser Stern 1, 10785 Berlim (Google Maps)

Como chegar: S-Bahn Tiergarten (S5, S7, S75), U-Bahn Hansaplatz (U9), ônibus N9 (Pontos S-Tiergarten ou Bachstrasse) e 106 ou N26 (Ponto U-Hansaplatz)

Horário de funcionamento: entre abril e outubro, de segunda a sexta-feira: 9:30 – 18:30, sábado e domingo: 9:30 – 19:00. Entre novembro e março, de segunda a sexta-feira: 10:00 – 17:00, sábado e domingo: 10:00 – 17:30.

4 Comment

  1. Mara Regina dos Santos says: Reply

    Olá !
    Está aí mais um belo lugar para eu visitar quando for a Berlim.
    Essa “coluna da vitória” é linda e cheia de história.
    Gostei muito.
    Beijo,
    Mara

    1. Aline says: Reply

      Sim, mais um lugar muito bonito para ver por aqui. E mais um lugar pra subir também.
      Beijo

  2. Ana says: Reply

    Oi Aline!
    Eu estive em Berlim por alguns dias agora no final de outubro e dei um pulinho no Tiergarten. Esse parque é maravilhoso e tava ainda mais bonito com a atmosfera outonal. Uma pena que não levei minha câmera. Mas fiz muitas fotos com o celular :).
    Sabe que ainda me veio à cabeça te escrever? Mas foi tão corrido. Eu na verdade estive por lá pra cuidar da filha da minha amiga que estava num congresso. Daí todos os meus passeios foram só com a pequena. Talvez na próxima vez, afinal Berlim é sempre uma ótima ideia.
    beijos

    1. Aline says: Reply

      Oi, Ana! Da próxima vez, quando vier com mais tempo, me escreve! Na segunda metade de outubro eu fui pro Brasil (voltei dia 30/10), então talvez eu não estava aqui. Fui para o Brasil para o meu casamento religioso e para a festa com minha família e amigos. Eu casei ano passado na Holanda, mas só no civil. Agora em outubro fizemos o religioso e a festa 🙂
      Tomara que você venha logo pra Berlim de novo e que possamos nos encontrar. Eu adoraria!
      O Tiergarten é mesmo muito lindo, mas ainda não visitei no outono.
      Beijos

Leave a Reply