Trilha em Santorini: de Fira a Oia

Trilha_Santorini_Fira_Oia

Na minha primeira viagem à Grécia, a ilha de Santorini foi a primeira a ser escolhida para fazer parte do roteiro. A ilha é muito turística e estava muito mais cheia do que as outras ilhas que visitamos, mesmo não sendo alta temporada (fui na segunda metade de maio).

Antes mesmo de chegar em Santorini, pesquisando o que eu queria visitar na ilha, logo decidi que num dos dias eu queria fazer a trilha de Fira a Oia, com vista para a caldeira. Escolhemos o dia com a melhor previsão do tempo, levamos muita água, um lanchinho, óculos de sol, boné/chapéu, protetor solar, roupas e calçados confortáveis, a câmera fotográfica e lá fomos nós.

A trilha tem aproximadamente 10 km e pode demorar de umas 2 horas e meia a 4 ou 5 horas, dependendo do ritmo de cada um e de quantas fotos você resolver tirar no caminho. Como as paisagens são muito lindas, eu planejaria ter pelo menos umas 3 horas e meia para fazer a trilha para poder parar e admirar a paisagem enquanto você descansa e reaplica o protetor solar, por exemplo.

Como estávamos hospedados em Fira, fizemos a trilha completa em direção a Oia e pegamos um ônibus no final do dia para voltarmos a Fira, mas também é possível fazer a trilha na direção oposta (de Oia a Fira), apesar de geralmente recomendarem o caminho de Fira até Oia mesmo. Acredito que seja principalmente porque a vista chegando a Oia é muito bonita. Outra opção é começar a trilha em algumas das outras vilas que ficam no caminho (Firostefani e Imerovigli) e ir em direção a Oia.

A trilha é, no geral, bem marcada e você não precisa de um mapa específico ou guia (veja aqui no Google Maps). A dica principal é seguir no caminho próximo à caldeira para ter as melhores vistas, com a caldeira à sua esquerda (se você está seguindo na direção Fira a Oia). Começando em Fira, siga em direção ao teleférico (cable car) e lá começam as placas para a trilha em si. De Fira a Imerovigli, passando por Firostefani, é a parte mais curta da trilha, com um pouco mais de 2 km. Se você planeja almoçar num restaurante no caminho da trilha, melhor que seja nessa parte até Imerovigli. De Imerovigli a Oia não existem muitos restaurantes ou cafés.

Em Imerovigli, existe a possibilidade de ir até Skaros (Rocha de Skaros ou Skaros Rock), que vai adicionar mais de meia hora ao tempo total da trilha. Eu fiz a trilha grávida de 5 meses e fiquei com medo de cansar demais com todos esses degraus e não conseguir completar a trilha até Oia, então passamos direto e não fomos até Skaros. Mas se eu não estivesse grávida (e me cansando mais rápido do que o meu normal) planejaria esse tempo a mais e iria até Skaros. A vista deve ser incrível.

Trilha_Santorini_Fira_Oia

Skaros.

Oia vista de Imerovigli.

Depois da Rocha de Skaros, em Imerovigli também passamos por vários hotéis lindos, alguns dos mais famosos de Santorini. O caminho de Imerovigli até Oia é a parte mais longa da trilha. Oia é a vila mais bonita de Santorini, onde você vai encontrar as igrejas com os domos azuis e as paisagens mais conhecidas da ilha. Aproveite para passear pela vila e tirar muitas fotos. Também é onde dizem que o pôr do sol é o mais bonito e romântico. Foi também em Oia que eu comi no meu restaurante preferido de Santorini. Até arrisco dizer que foi o melhor restaurante dessa viagem, mas esse é assunto para outro post.

Olha a rocha de Skaros vista de longe.

As melhores horas do dia para fazer a trilha de Fira a Oia são de manhã mais ou menos cedo ou no final da tarde para evitar as horas mais quentes do dia, principalmente se você for no verão. Como eu já mencionei, eu fui em maio, então não estava horrivelmente calor, mas imagino que no verão fazer a trilha no meio do dia não é a melhor ideia.

Veja aqui os meus outros posts sobre trilhas e hiking.

A trilha de Fira a Oia foi o que eu mais gostei de fazer em Santorini e é o que eu recomendo fazer caso você tenha poucos dias na ilha. Eu iria novamente sem pensar duas vezes.

1 Comment

1. […] Em Santorini eu fiquei em Fira, então a maioria das dicas é de lugares nessa parte da ilha. Em Oia foi onde eu encontrei meu restaurante preferido dos que eu experimentei. Também almocei um dia em […]