Vídeos de exercícios na gravidez: meus favoritos

vídeos_de_exercícios_na_gravidez

Há algum tempo eu tenho gostado de fazer exercícios em casa, principalmente depois de mudar para Berlim. A academia mais próxima de casa ainda é longe e fazendo exercícios em casa eu economizo principalmente tempo, mas também dinheiro.

Quando eu engravidei, quis continuar fazendo exercícios em casa e procurei vídeos de exercícios específicos para fazer durante a gravidez. Com exceção de uma semana durante o primeiro trimestre e das últimas seis semanas de gravidez (por recomendação médica), foram esses os meus vídeos de exercícios preferidos para fazer durante a gravidez. Lembre-se sempre de seguir as orientações do(a) seu/sua médico(a). Eu exagerei um pouco (fazia todos os dias) e precisei parar no final da gravidez, quando estava autorizada somente a caminhar. Tive um parto natural rápido e relativamente fácil, e acho que os exercícios que fiz combinados com as caminhadas contribuíram muito para que fosse assim.

Esses foram os meus vídeos preferidos em cada trimestre da gravidez. Todos os vídeos são em inglês, mas são fáceis de fazer mesmo para quem não entende muito o idioma.

 

vídeos_de_exercícios_na_gravidez

 

  • Primeiro trimestre

Pregnancy Workout 1st Trimester (canal Anna Saccone): Durante o primeiro trimestre esse foi o único vídeo específico para gravidez que eu fiz. O certo é repetir esse vídeo três vezes para o exercício completo.

No mais, eu continuei fazendo os vídeos de yoga do meu canal preferido para yoga, Yoga with Adriene, apenas com algumas modificações (não fazia abdominais nem deitava de barriga pra baixo, por exemplo).

No primeiro trimestre eu estava muito cansada, enjoada e com sono, então muitos dias eu chegava do trabalho, caía no sono no sofá e não conseguia fazer exercício nenhum.

 

  • Segundo trimestre

O segundo trimestre foi quando eu tive mais energia e vontade de fazer exercícios. Adorei essa fase.

Pregnancy Workout 2nd Trimester (canal Anna Saccone): Vídeo do mesmo canal para o segundo trimestre. O vídeo que mais fiz durante a gravidez inteira! Adoro esse vídeo e acho que vou até continuar a fazer às vezes. O certo também é repetir três vezes para o exercício completo. No fim do segundo trimestre eu já me cansava durante a terceira repetição, mas sempre conseguia terminar.

Pregnancy yoga – Strength & Stability (canal Tonic): Vídeo ótimo para as pernas. Outro que eu fiz muitas e muitas vezes. Acho que ajudou a diminuir as dores nas costas que eu tive durante um tempo.

Prenatal Yoga with Lara Dutta (canal saregamawellness): Um vídeo um pouco mais leve, mas muito bom de fazer. No começo não gostava muito de como era descrito e explicado, mas depois me acostumei.

Prenatal yoga for core strength – 15min (canal yoginimelbourne): Fiz poucas vezes porque achava o vídeo curto, mas também considero um bom exercício.

 

  • Terceiro trimestre

Durante o terceiro trimestre, eu só pude fazer exercícios até a semana 34 por recomendação médica. Na semana 38 (quando o bebê já podia nascer), eu fiz o vídeo de Prenatal Yoga with Lara Dutta e foi difícil terminar por causa da pressão que a cabeça do bebê estava fazendo. Não consegui fazer os movimentos na mesma velocidade de antes, porque sentia muita dor no quadril.

Até a semana 34 eu continuei fazendo os vídeos do segundo trimestre mais esses vídeos abaixo.

Pregnancy Yoga – Energising Flow (canal Tonic): Muito bom para os últimos meses de gravidez, com a intensidade certa.

Pregnancy Workout 3rd Trimester (canal Anna Saccone): O vídeo que eu mais fiz no terceiro trimestre. Mais intenso que o anterior. O certo também é repetir três vezes para o exercício completo.

 

Continuar ativa durante a gravidez me fez aproveitar melhor essa fase da minha vida com mais saúde. Se eu dependesse de ir para a academia depois do trabalho, com certeza teria feito muito menos. Os vídeos de exercícios me ajudaram muito nesse período e eu espero me organizar agora com o bebê para voltar às atividades físicas quando possível.

Leave a Reply